quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Pular corda ajuda a manter a forma?


As atividades físicas regulares são essenciais para o controle do peso e a boa saúde física e mental, no entanto é importante saber que as atividades só geram resultados positivos quando existe uma alimentação saudável.
A cantora Katy Perry revelou recentemente em entrevista ao site “Health Hollywood” que adora pular corda e disse não ser frequentadora assídua de academias de ginástica – “eu amo pular corda, sei fazer saltos duplos, cruzar a corda. Eu faço tudo e parece com o Rocky”, brincou.
Nos últimos dias Katy tem sido vista em constante atividades físicas, para modelar ainda mais o seu corpo, e exibir um belo modelito no dia de seu casamento com o comediante Russell Brand, previsto para setembro desse ano.

A revelação da cantora despertou muitas curiosidades em relação á prática de pular corda, em especial a questão ligada ao emagrecimento. Vamos saber um pouco mais sobre essa “brincadeira” benéfica?

Primeiramente lembramos que para a realização de quaisquer atividades físicas é fundamental que procuremos orientação de um médico, fisioterapeuta ou educador físico, a fim de garantirmos o nosso bem estar.
Há muito tempo a prática de pular corda foi adotada pelas academias e pelos preparadores físicos de boxeadores para ajudar a manter a forma. Embora pareça uma brincadeira de criança, o exercício requer um condicionamento físico razoável, e por forçar os joelhos e as articulações inferiores, a atividade exige moderação.
Segundo especialistas no assunto, pular corda beneficia os músculos da perna, a região glútea, ombros, costas e braços. E ainda ajuda a fortalecer os ossos, sendo um excelente antídoto contra a osteoporose.

Por ser um exercício aeróbico, em apenas 10 (dez) minutos pulando corda, você pode chegar a queimar até 100 calorias! Então está provado que a atividade ajuda mesmo a emagrecer. Mas atenção, para quem está muito acima do peso a dica não é valida, além disso a atividade pode ser perigosa.
Para um bom resultado e maior conforto utilize uma corda de acordo com seu tamanho; use roupas confortáveis e tênis com amortecedores, para diminuir o impacto e faça um alongamento antes e depois da atividade.
Pulo Simples
Salte com os dois pés juntos, amortecendo o impacto com a ponta dos pés. Intercale alguns pulos mais altos e mais lentos com pulos baixos e mais rápidos. Pule de 01 (um) a 02 (dois) minutos e descanse por 30 (trinta segundos).
Pulo Boxeador
Salte com os dois pés juntos, na volta um pé sempre fica a frente do outro. Alterne os pés, como se fizesse um sapateado. Pule de 01 (um) a 02 (dois) minutos e descanse por 30 (trinta segundos).
Pulo de Um Pé
Pule com os dois pés e na volta pise somente com um pé. O movimento assemelha-se a uma corrida. Pule de 01 (um) a 02 (dois) minutos e descanse por 30 (trinta segundos).
É recomendável 15 minutos de treino para iniciantes, 20 a 30 para intermediários e de 30 a 40 minutos para treinos avançados. Lembrando mais uma vez que a orientação de um profissional é de vital importância!

 Fonte e Foto: Uol e Corpoemovimento

Aiaiiii... Lá vou eu pular corda, Bruno (filhão) treina euuuuuuuuuuu...
Bjus gente até amanhã
Paty

Nenhum comentário:

Postar um comentário